Voltar para a página anterior
 

Com experiência aliada à juventude, São Caetano fatura títulos no judô

Carlos Honorato (branco) tenta golpear adversário de BarueriA mescla da experiência com a juventude foi a fórmula encontrada pela equipe de judô de São Caetano do Sul para fazer bonito nos Jogos Regionais. Com atletas renomados, como Mário Sabino (medalha de bronze no Mundial de Osaka, em 2003) e Carlos Honorato (prata nas olimpíadas de Sydney, em 2000), e outros buscando seu espaço na modalidade, o grupo do município alcançou a incrível marca de conquistar os Regionais pela 13.ª vez consecutiva. As disputas da modalidade foram encerradas na tarde deste domingo (6/7), com as competições individuais no Campus I da Universidade IMES, no Bairro Barcelona.

Com a torcida ilustre de Eduardo Santos e Edinanci Silva, ambos atletas de São Caetano e que irão às Olimpíadas de Pequim, os sancaetanenses mantiveram a supremacia somando 87,5 pontos no masculino e 93 pontos no feminino. Tanto entre os homens quanto entre as mulheres, Santos e São Bernardo ocuparam os segundos e terceiros lugares, respectivamente.

Entre os 18 judocas da cidade que participaram da campanha vitoriosa, destaque mais uma vez para o meio-pesado (até 90 kg) Carlos Honorato. Em sua última luta na competição, o atleta, de 33 anos, derrotou Giovani Santos, de Santo André, no golden score e faturou o ouro pela 13.ª vez em 13 participações por São Caetano.

“Este resultado expressivo é fruto do investimento feito lá atrás que é renovado sempre. Aqui não se faz loucuras para se ter um resultado imediato”, ressaltou Honorato, ao destacar ainda que desde a formação da equipe, em 1996, a cidade emplacou judocas em todas as olimpíadas seguintes.

O forte nível técnico dos Regionais deste ano também foi analisado pelo judoca. “Temos uma base bem experiente, que vem de várias vitórias seguidas. Isso faz com que as outras cidades invistam forte, tornando as lutas parelhas”, observou Honorato, que comemorou também o título do irmão mais novo, Flávio, na categoria meio-médio (até 73 kg).

No feminino, Lorrayna Costa, de apenas 19 anos, garantiu o ouro na categoria super-ligeiro (até 44kg), mesmo desempenho de Juliene Aryecha, 22 anos, na leve. A nova geração do judô sancaetananse ainda subiu no pódio com a prata de Maria Suellen Althman (19 anos) na absoluto (sem limite de peso) e o bronze de Joyce Segalla (22), na ligeiro.

Entre as mais experientes, Arethusa Ribeiro conquistou o ouro na médio após derrotar Ariane Silva, de São Bernardo, e comemorou o resultado. “Sempre somos a equipe a ser batida, por isso os adversários nos enfrentam para matar ou morrer. Mas nossos treinamentos intensos faz com que a gente consiga superar isso”, avaliou a judoca, que completará 30 anos no próximo dia 25.

Mark Ribeiro (MTb. 46.082)
(06/07/08)