Voltar para a página anterior
 

Regionais: Congresso Técnico inicia oficialmente os Jogos de São Caetano

A 52ª edição dos Jogos Regionais da 1ª região esportiva já começou oficialmente em São Caetano do Sul com o Congresso Técnico da competição, realizado na quarta-feira (18/6), no campus II da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Nele, técnicos e dirigentes das cidades participantes tomaram conhecimento das tabelas do evento esportivo, foram orientados sobre as mais diversas questões que envolvem a atividade, como segurança e alojamentos, e se integraram à competição.

A alteração da forma de disputa dos Regionais, que agora conta com duas divisões, foi discorrida por Mauro Chekin, diretor de Esportes e Turismo (Detur) da Prefeitura e presidente do Comitê Organizador dos Jogos, durante o Congresso. “Essa mudança trará igualdade de condição nos aspectos técnicos e esportivos”, afirmou. Chekin ainda traçou um panorama de como será o torneio. “Vamos fazer os Jogos limpos e honestos, com bons alojamentos e praças esportivas.”

O vice-prefeito de São Caetano, Walter Figueira Júnior, que em sua carreira já figurou como dirigente esportivo, observou que a cidade está de braços abertos para receber os Jogos Regionais. “É uma grande alegria ser a sede de uma competição como essa. Temos uma responsabilidade salutar, já que é a primeira vez que os Jogos serão disputados com o novo regulamento.”

O coordenador da Secretaria Estadual de Esportes, Lazer e Turismo, Nelson Gil de Oliveira, enfatizou que é ótima a expectativa em relação às alterações promovidas no regulamento dos Jogos. “A competição será muito mais justa e equilibrada. Isso proporcionará um crescimento significativo no número de cidades e atletas inscritos nos Regionais.”

“Essa nova fórmula de disputa dos Regionais será muito atrativa para os competidores, já que proporcionará uma equiparação no nível técnico do torneio”, ressaltou Luiz Carlos Contieri, chefe do Comitê Dirigente dos Jogos Regionais.

Abertura – A 52ª edição dos Jogos Regionais já tem sua cerimônia de abertura marcada. Será no dia 1º de julho, a partir das 19h, no ginásio Milton Feijão, do Complexo Poliesportivo Lauro Gomes de Almeida (Avenida Walter Thomé, 64, Bairro Olímpico).

Conheça mais sobre os Jogos Regionais

Disputados por representantes de cidades do Estado de São Paulo, os Jogos Regionais são realizados anualmente pelo Governo do Estado, em conjunto com os municípios–sede. Geralmente no mês de julho, as competições são realizadas em oito regiões esportivas.

Os Jogos Regionais tiveram início em 1950, na cidade de Presidente Prudente. Organizados por um grupo de dirigentes que acreditavam no esporte amador, desde então servem como fonte de revelação de novos talentos.

A cidade escolhida para sediar a 1ª edição dos Jogos Regionais também foi Presidente Prudente que recebeu 1.200 jovens representantes de 22 municípios. Foram disputadas competições de basquetebol, voleibol, tênis de mesa, atletismo, ciclismo, xadrez e beisebol.

Em 1959, o Departamento de Educação Física do Estado de São Paulo (DEFE) organizou oficialmente os Jogos Regionais, sendo dividido em oito regiões: Alta Sorocabana, Nordestinos, Vale do Paraíba, Araraquarense, Média e Alta Mogiana, Paulista e Alta Paulista. Em 1962, com o crescimento dos eventos e interesse da comunidade esportiva de São Paulo, os Jogos Regionais abrangiam, além dessas oito regiões iniciais, mais duas áreas: Litoral e Zona Sul.
Neste ano, a 52ª edição dos Jogos Regionais da 1ª região esportiva ocorrerá na cidade de São Caetano do Sul. Esta é a quarta vez que São Caetano recebe os Regionais. As outras foram em 1976, 1993 e 1997. A cidade também recebeu os Jogos Abertos do Interior, em 1964.
A 1ª Região Esportiva é a mais forte entre as oito existentes no Estado de São Paulo. Além de São Caetano, que já venceu 10 vezes, conta também com São Bernardo do Campo e Santos, adversários que sempre brigam pelos títulos tanto dos Regionais quanto dos Abertos.
O município dispõe de ampla infra-estrutura, o que facilita a realização do evento esportivo. Entre os 51 locais para a prática de esportes estão o Complexo Poliesportivo Lauro Gomes de Almeida (composto por estádio de futebol, quadra poliesportiva e conjunto aquático com piscina olímpica), a Agith (um dos principais e mais bem equipados centros de ginástica artística do Brasil) e seis ginásios com pisos flutuantes, semelhantes aos utilizados pela NBA, a liga norte-americana de basquete profissional.
A expectativa é que, além de grandes espetáculos do esporte, os Regionais causem um impacto econômico positivo no município. Isso porque os milhares de atletas e as centenas de técnicos e dirigentes farão de São Caetano sua residência durante as competições, consumindo, principalmente, comidas, bebidas e vestuários.
A cerimônia de abertura da 52ª edição dos Jogos Regionais será no dia 1º de julho, a partir das 19h, no ginásio Milton Feijão, do Complexo Poliesportivo Lauro Gomes de Almeida (Avenida Walter Thomé, 64, Bairro Olímpico). As competições vão de 2 a 11 de julho, onde mais de cinco mil esportistas, representantes de 31 cidades da Região Metropolitana e Baixada Santista, promoverão disputas emocionantes por medalhas em 22 modalidades.
Confira a programação completa clicando aqui (inserir link para o PDF “programação_regionais.pdf”).