Voltar para a página anterior
 

São Caetano é campeão dos Jogos Regionais

Mais uma vez São Caetano do Sul comprova sua força esportiva. Nesta quinta-feira (10/7), a cidade conquistou o seu 14.º título dos Jogos Regionais, torneio que reúne 28 municípios da Região Metropolitana de São Paulo e da Baixada Santista. O título foi garantido a um dia do término dos Jogos graças à homogeneidade das equipes de São Caetano, sede desta 52.ª edição, que obtiveram ótimos resultados em todas as 24 modalidades em disputa.

São Caetano está na final do vôlei femininoNesta sexta-feira (11/7), último dia de disputas, São Caetano marcará presença em seis finais (handebol e vôlei, ambos masculino e feminino, bocha e futebol masculino). Além disso, disputará a última rodada do torneio de damas (o qual lidera com folga), o terceiro lugar no futebol feminino e as finais por equipes do tênis de mesa, esporte em que São Caetano, independentemente do resultado por equipes, já ficou em primeiro lugar no masculino e em segundo no feminino sub-21 - somados os pontos das competições em dupla e individual.

Assim, a cidade que hoje lidera a classificação geral por 282 a 280 (contabilizados os pontos da natação e do caratê, encerrados nesta quinta-feira), chegará a 350 pontos mesmo que perca todos os seus compromissos no último dia. São Bernardo, por sua vez, se vencer todas as suas disputas chegará a apenas 345 pontos.

Durante os nove dias de competições até aqui, os atletas de São Caetano mostraram o porquê são considerados os favoritos sempre que entram nas pistas, quadras e gramados, pisam nos tatames ou caem na água. Das 41 equipes da cidade (contando masculino e feminino), 39 subiram ao subirão ao pódio. Apenas o time de futsal feminino sub-21 ficou sem troféu – o município ainda luta pelo terceiro lugar no futebol feminino.

“Este título veio graças ao nosso trabalho em equipe. Temos um conjunto coeso e as estatísticas compravam isso”, analisa o diretor de Esportes e Turismo de São Caetano, Mauro Chekin, ao destacar ainda o trabalho de base realizado pela Prefeitura. Através do Programa Esportivo Comunitário (PEC), a cidade consegue dosar na medida certa o investimento em atletas renomados e nas categorias menores, de onde surge cerca de 30% dos esportistas que defendem a cidade nos Jogos Regionais e Abertos do Interior. “É um trabalho a longo prazo. Plantamos a semente lá atrás e hoje colhemos os frutos”, conclui Chekin.

São Caetano (vermelho) faturou o título por equipes no caratê masculinoO apoio e incentivo ao esporte são exaltados por grandes nomes do esporte nacional, como o judoca Carlos Honorato, medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000. “Aqui não se faz loucuras para se ter um resultado imediatista. A seqüência do trabalho é valorizada, o que satisfaz o atleta e garante bons desempenhos em todas as modalidades”, avalia Honorato, há 12 anos em São Caetano. “Se todas as cidades investissem no esporte como São Caetano o Brasil seria uma potência olímpica”, ressalta Natália Falavigna, que ajudou o município a faturar o título no taekwondo e se prepara para os Jogos Olímpicos de Pequim, em agosto.

E a relação de atletas de São Caetano que irão à China, que já está na marca de 38 nomes, é recheada por aqueles que tiveram o primeiro contato com o esporte nas escolinhas mantidas pela Diretoria de Esportes e Turismo (Detur). Entre eles está o ginasta Arthur Zanetti e a nadadora Daynara Lopes. O primeiro ajudou a cidade a obter o primeiro lugar na ginástica artística masculina. Já Daynara conquistou sete medalhas de ouro na natação. “Temos toda a estrutura necessária para desenvolver nosso potencial”, analisa a nadadora.

Encerramento – A cerimônia de encerramento dos Jogos Regionais de São Caetano do Sul será realizada na noite desta sexta-feira (11/7), no Ginásio Poliesportivo Marlene José Bento (Rua Tibagi, 10, Bairro Santa Maria), durante o intervalo da partida entre São Caetano e São Bernardo, que definirá o campeão do handebol masculino. O jogo será iniciado às 19h.

Mark Ribeiro (MTb. 46.082)
(10/07/08)