Voltar para a página anterior
 

Jogos Regionais de São Caetano do Sul chegam ao fim

A 52.ª edição dos Jogos Regionais da primeira região esportiva do Estado chegou ao fim. Entre os dias 1 e 11 de julho, São Caetano do Sul foi o palco de disputas emocionantes. Nos gramados, ginásios, tatames, pistas, piscinas e até mesmo nos tabuleiros, prevaleceu a união e a confraternização entre os mais de cinco mil atletas que protagonizaram uma verdadeira festa do esporte. Bom para os torcedores, que viram de perto a cidade-sede conquistar o título de campeã geral, o 14.º na história.

A cerimônia de encerramento foi realizada na noite desta sexta-feira (11/7), no Ginásio Poliesportivo Marlene José Bento. São Caetano (373 pontos), São Bernardo (350) e Santos (300,5), receberam os troféus de campeão, vice e terceiro lugar na classificação geral, respectivamente.

O diretor de Esportes e Turismo de São Caetano, Mauro Chekin, destacou a importância dos Jogos no município. “Jogando em casa conseguimos mostrar para a população da cidade que os ídolos estão perto dela. Isso incentiva a prática esportiva”, observou, ao comentar o título. “Vencer coroa o nosso trabalho e mostra que estamos investindo no esporte da maneira correta.”

Pela primeira vez divididos em primeira e segunda divisões, os Jogos Regionais de São Caetano do Sul foram marcados pela equiparação técnica, com as principais delegações brigando entre si pelo título da primeira e as menores ganhando uma motivação extra: lutar pelo título da segunda divisão, que ficou com Peruíbe.

Ao todo foram 28 cidades participando das competições em 24 modalidades, do atletismo ao xadrez. Assim como nos anos anteriores, São Caetano e São Bernardo travaram um duelo ponto a ponto na classificação geral. E, também como nos anos passados, São Caetano levou a melhor – já são 11 conquistas nas últimas 12 edições.

 

Hegemonia alcançada graças ao investimento equilibrado em duas frentes. Primeiro no esporte de base, em que, através do Programa Esportivo Comunitário (PEC), mantido pela Diretoria de Esportes e Turismo da Prefeitura, as crianças são estimuladas a iniciarem a prática esportiva – do PEC saíram cerca de 30% dos atletas que representaram o município nos Regionais. Segundo no chamado esporte de alto-rendimento, categoria em que se encaixam ícones do cenário esportivo, como os judocas Carlos Honorato e Edinanci Silva, ambos em São Caetano há 12 anos, servindo de espelho para a garotada.

Com o dever cumprido, São Caetano se prepara agora para receber outras grandes competições. “Nossas organização e infra-estrutura foram muito elogiadas pelas delegações. Quem sabe sediamos uma edição dos Jogos Abertos do Interior nos próximos anos?”, deixou no ar Chekin.

Mark Ribeiro
(11/07/08)